Um grande amor precisa durar para sempre?
- alinebmariano7
- 12 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Não, queridos curiosos. E ainda bem que não! Tentamos tanto, nos perdemos tanto na tentativa de um irreal e desejável “felizes para sempre”, que eu quero te libertar de uma vez por todas dessa ideia e te dizer: tudo na sua vida é cíclico e tem começo, meio e fim, até a sua mais linda história de amor.
Claro que entender o momento do fim é uma outra narrativa, mas aceitar a finitude é uma parte essencial na evolução da sua vida – e isso vale para tudo. Compramos um carro querendo que ele dure para sempre, escolhemos uma faculdade querendo seguir em uma mesma profissão para sempre, e escolhemos um grande amor querendo que ele seja para “todo o sempre”. Que peso, não?
É um peso porque quem acredita realmente nisso, molda tudo o que pode (e até o que não pode) para se encaixar na vida do outro e sustentar esse relacionamento eterno. Quem acredita realmente nisso, tenta constantemente satisfazer todas as vontades, angústias e desejos do outro, na tentativa de ser suficiente. Quem acredita realmente nisso, se perde, em algum momento.
Mas esse texto não é sobre fim, e sim sobre começo. Sobre começar um relacionamento de uma forma saudável, que dignifique a sua personalidade, seus hábitos e crenças, sem medo de ser você mesma por conta de um possível fim. Esse texto é para você se desprender do que pode acontecer e viver tudo o que pode acontecer. Capisci?
Eu gosto de pensar que um relacionamento só vale a pena se houver: admiração, respeito e parceria; e eu falo isso constantemente. A base não pode ser a entrega da sua alma; e nem do seu coração (o seu coração tem que ficar guardadinho no peito e ser compartilhado com muitas outras pessoas, ao mesmo tempo). A meta aqui, é amar de um jeito leve.
Um relacionamento só vale a pena se houver reciprocidade: se vale para um, vale para o outro; e não chantagens para mexer com a sua cabeça e com o seu estado emocional. Se der nó na garganta, dor de cabeça e dor no peito, desconfie. A meta aqui, é amar de um jeito leve.
Um relacionamento só vale a pena se permitir mais pessoas na sua vida: não se feche para seus amigos, para outras experiências e outras oportunidades. Viva, explore, dance, ame. A meta aqui, é amar de um jeito leve.
Um relacionamento só vale a pena se vocês se amarem de forma desprendida, se rirem do bobo, se for permitido viver e se for permitido terminar, quando tiver que terminar. A meta aqui, é amar de um jeito leve.
Um relacionamento só vale a pena se for para sentir as “borboletas” sem culpa e sem medo de ser você mesma.
Ame, sem culpa.
Ame, de um jeito leve.
Ame, sem medo do fim.
Ame!
Feliz Dia dos Namorados, meus curiosos.
תגובות