E se perdermos o controle?
- alinebmariano7
- 28 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
2025 está chegando ao fim e vou te contar um segredo: esse foi um dos anos mais difíceis da minha vida. Entre mudanças, adaptações e muitas (muitas, mesmo) sessões de terapia, eu vivi de forma intensa e quebrei a cara mais vezes do que eu gostaria. E foi no meio de toda essa loucura que eu aprendi, entendi e, finalmente, aceitei o óbvio: a gente é capaz de controlar poucas coisas em nossas vidas e a resiliência é uma virtude para poucos.
Quando tudo parece impossível e difícil demais, a vontade que dá é a de jogar tudo para o alto. A gente quer parar de consertar o caos e poder ter oportunidade de começar do zero, do jeito que a gente faz com um texto ruim ou uma fase de videogame. Resetar tudo e tentar de novo. E de novo. E de novo. E de novo. Até, finalmente, dar certo. Mas, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam. Pelo menos, não na vida real.
Na vida real, o errar, o aprender e o consertar fazem parte da ambiguidade do que é a existência. A gente vive pra isso, ou pelo menos precisa conviver com isso. Com erros, acertos, vitórias e derrotas. Tem dias que "é o nosso dia”! E tem dias que, simplesmente, “não é”. Parece mercúrio retrógrado, parece até inferno astral... mas é só a vida batendo à nossa porta.
O ponto tragicômico disso tudo é que perder o controle das coisas por ter feito más (ou até mesmo boas escolhas na época), é chato, é caótico e dá mal-estar... mas mesmo assim, é quando a gente mais evolui e aprende. Não é fácil, mas é tipo um “tratamento de choque” necessário e cirúrgico. É o famoso “chacoalhão” da vida.
E se esse ano a vida te deu uns “chacoalhões” como ela me deu, talvez seja o momento de refletir, redefinir rotas e traçar novos caminhos. Mas nunca, nunca...de jogar tudo pro vento. Porque o que a gente aprendeu não se descarta. A gente usa isso a nosso favor, para nos ajudar nas nossas próximas decisões e escolhas. E até.. para nos guiar.
Mas olha, mesmo assim, nada está garantido. Nada está totalmente no controle... e isso é bom! Porque a vida nos surpreende sempre, e alguma coisa boa sempre pode chegar no ano que vem. E quando perder o controle... não desanime, tá? Você dá conta!
Obrigada pelos tropeços, 2025.
Estou ainda mais forte para 2026!
Ótima semana para vocês!
Comentários